terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Natal Fora do Eixo com Rafael Pondé e Maglore


O Coletivo Borda da Mata tem o prazer de anunciar a sua programação natalina. No dia 20, a Noite de Natal Fora do Eixo traz, pela segunda vez a Jequié, a banda revelação pelo portal O Globo Maglore, e Rafael Pondé, ex- Diamba e Natiruts.

A Maglore, banda de Salvador/BA formada em 2009, é uma banda de música popular, que traz influências da MPB e BritPOP. No ano do seu surgimento, lançou o EP “Cores do Vento”, com 5 faixas. Composto por Teago Oliveira (voz e guitarras), Léo Brandão (teclado e guitarras), Nery Leal (baixo) e Igor Andrade (bateria), o grupo decide lançar seu primeiro álbum: “Veroz”, em Janeiro de 2011, intensificando os shows em diversos estados do país, captando público através das apresentações e pela internet, onde se vê uma movimentação significativa. Atualmente trabalha na pré-produção do seu segundo CD.


Integrantes:
Teago Oliveira - Voz e Guitarra
Leo Brandão - Teclados e Guitarra
Nery Leal - Baixo
Felipe Dieder - Bateria


“Novíssimo baiano” foi o codinome utilizado pelo grande poeta brasileiro Waly Dias Salomão, para designar e contextualizar o trabalho do cantor e compositor baiano Rafael Pondé. Os dois se conheceram no ano de 1999, em Vitória da conquista, no primeiro festival universitário de música da Bahia, onde Rafael defendeu uma composição do seu grupo "Curupira" e desde então alimentaram uma amizade e contribuições artísticas, que perduraram até o falecimento do poeta. Waly Salomão semeou os ideais de criação coletiva da década de 60 na cabeça de toda uma geração de artistas brasileiros e ainda apresentou ao Brasil, vários trabalhos relevantes na década de 90, a exemplo da banda carioca O “Rappa”, do músico e poeta Marcelo Yuka. O jovem cantor e compositor Rafael Pondé combina Funk, Soul, Rock, Reggae e estilos brasileiros com uma tal facilidade que é difícil classificar esse registro em algum estilo. é um excelente exemplo para a rica cena musical do Brasil hoje. Nascido e criado na Bahia, Rafael combina canções bem elaboradas com a riqueza musical afro-brasileira, co-fundador da banda Diamba e ex Guitarrista do Natiruts.
 

Seguido pelo sucesso de "Sorriso de Flor" na Europa, Rafael pega o violão para uma viagem a Portugal e Espanha em 2006. Foi então, que o selo alemão Peppermint Park conheceu este jovem talento e o convidou para uma sessão de gravação no Peppermint Studios em Hannover na Alemanha, onde trabalhou com alguns dos melhores músicos alemães no ano de 2009.

Em 2011, o cineasta carioca Hélio Rodrigues finalizou o filme documentário “O novíssimo baiano” sobre a vida e obra de Rafael. O documentário conta com depoimentos de grandes artistas brasileiros e estrangeiros. O filme está disponível para exibição na internet no link http://blip.tv/gabriel-amorim/o-nov%C3%ADssimo-baiano-the-newest-baiano-5386210


Noite Natal Fora do Eixo Maglore e Rafael Pondé
20/12 - 21:00 Gianna
Ingressos à venda na Raio do Sol: antecipados 20 reais (inteira)/30 reais (casadinha)