quarta-feira, 22 de junho de 2011

Lançamento do Coletivo Fora do Eixo em Jequié

No mês de Julho de 2011 em Jequié-BA, será imprescindivelmente o lançamento do coletivo "Borda da Mata" com a Banda convidada da noite do Circuito Fora do Eixo:

Formidável Família Musical


Obs: Breve mais algumas confirmações de outras Bandas convidadas do circuito Fora do Eixo e a Banda convidada local para o lançamento do coletivo em Jequié-BA.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Jequié é um Ponto Parceiro - Rede Fora do Eixo


O que é um ponto Parceiro?
São organizações informais ou formais de qualquer natureza jurídica, que participam da Rede Estadual e que podem se caracterizar como Pontos de Distribuição, Pontos de Mídia, Pontos de Pesquisa e etc. Os Pontos Parceiros devem estar devidamente conectados ao Ponto Fora do Eixo que tem a chancela e a autonomia local para gerenciar as parcerias. Qualquer divergência ligada a possíveis parcerias locais devem ser reportadas e debatidas com os Pontos de Referência Estaduais e Regionais, respectivamente, que ajudarão o coletivo local a mediar qualquer situação conflituosa. Os Pontos Parceiros podem, mediante solicitação e aprovação em quaisquer instâncias deliberativas pelo Ponto Fora do Eixo, participar de reuniões e ambientes deliberativos estaduais -  virtuais ou presenciais - sendo-lhes concedido o direito a voz e a voto. 

O que é o Circuito Fora do Eixo?


É uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul no final de 2005. Começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota desde então batizada de "Circuito Fora do Eixo". 

A rede cresceu e as relações de mercado se tornaram ainda mais favoráveis às pequenas iniciativas do setor da música, já que os novos desafios da indústria fonográfica em função da facilidade de acesso à qualquer informação criou solo ainda mais fértil para os pequenos empreendimentos, especialmente àqueles com características mais cooperativas.

Iniciativas como o Cubo card, de Cuiabá, ou os festivais que se proliferavam em toda a rede mostraram ser possível produzir em escala auto-sustentável, pautando-se sobretudo no contato direto com produtores de outros estados, através de uma rede de informações e sob uma lógica da união de pequenos em prol de grandes ações.

Hoje o Circuito Fora do Eixo está em 25, das 27 unidades federativas do Brasil. O sul, o centro-oeste, o sudeste e o norte são regiões totalmente associados, já que contam com todos os estados inclusos.

Daí iniciativas como o Grito Rock América do Sul, que já vem demonstrando avanço nas relações com a América Latina (Em 2010, das 74 cidades participantes, 4 são de cidades provenientes da Argentina, Bolívia e Uruguai) e também o Festival Fora do Eixo, que em 2010 foi mais uma vez capitaneado em São Paulo, o maior centro logístico do país, além de ter recebido uma edição também no Rio de Janeiro.

Sem contar, finalmente, o Portal Fora do Eixo, que inaugurou uma tão almejada etapa de ocupação de espaços mais bem estruturada na web, facilitando assim o acesso do público ao numeroso banco de dados que vem sendo engendrado pelo circuito em todo o país. Em fevereiro, o Portal entra em uma nova fase, sendo inaugurado em formato de Portal de Noticias e Rede Social, permitindo uma maior troca de tecnologias.

Fonte: www.foradoeixo.org.br