terça-feira, 15 de maio de 2012

Calourada Universitária 2012.1



Fechando a programação da Semana de Integração, a UESB, em parceria com o Coletivo Borda da Mata, promovem, nesta sexta-feira, a Calourada Universitária 2012.1, com as atrações bastante distintas. Apresentando neste roteiro musical, um forrozinho danado de bom da Só Xoxoteando, uma dupla que está contagiando a cena do Hip Hop da região que é Tony MC & Nino Boy, além de muita muita música eletrônica com Dj Falcão e haverá também a participação especial de uma galera aí que promete surpreender com um estilo altamente regional, um grupo formado do curso de artes da UESB com um projeto chamado Cumpadi Pêdo, aguardem novidades.

Parece que ficou faltando algo né, pois é, não podíamos deixar de falar exclusivamente destas duas bandas soteropolitanas, primeira vez em Jequié, grupos que estão deixando a cena baiana mais frenética e estarão na Calourada energizando: a Suinga e a Tabuleiro Musiquin.

Formado em 2009, o grupo "Suinga" faz uma imersão no ritmo mais baiano de todos!
Sem negar a sua origem, o grupo traz consigo toda a essência da cultura baiana e o que as suas misturas fizeram com um dos ritmos mais polêmicos do Brasil.
Longe das “piegas”, o Suinga mostra o fricote, o reggae e o axé de Dodô e Osmar nos anos 80, só que num estilo autoral, de vanguarda e alternativo… Sua pegada é alegre, para sair cantando por aí, num flerte visceral com a estética soteropolitana.
Um axé com raiz, estilo e claro, bastante energia! Porque preconceito não cabe na alma de um baiano!

Para conhecer Suinga, acesse: http://palcomp3.com/suinga/#!/deixa-voar



Abre a roda que a "Tabuleiro Musiquim" chegou. Mas não se deixe enganar: o som da Tabuleiro não é algo que você já conheça. Não é samba, não é rock, não é eletrônico, não é simples, nem é nada complicado. Mas calma, você vai entender no primeiro acorde. É tudo junto executado por cinco músicos que desafiam você a experimentar junto com eles a mistura de tudo isso e de muitos outros elementos. 

Silvio de Carvalho (voz e guitarra), Bruno Balbi (guitarra), Filipe Coelho (contrabaixo), Felipe Dieder (bateria) e Diego Cerqueira (percussão) apresentam ao público um repertório autoral, composto em sua maioria por Silvio de Carvalho, com elementos regionais que remetem à cultura popular baiana, mas que passeia por referências variadas como Lenine, Davi Moraes, Black Rio, Caetano Veloso, Novos Baianos, Nação Zumbi e tantos outros. Nesse tabuleiro tem espaço pra interferências eletrônicas, distorções nas guitarras, linhas de baixo funkeadas, e ao mesmo tempo bateria minimalista e percussão groovada. O resultado é uma sonoridade genuína, sedutora e contagiante.

Guarde o que eu vou te dizer: a Tabuleiro Musiquim vai surpreender o cenário musical baiano e agora em Jequié pela ousadia e pela novidade. E vai ser difícil não se render a esse tabuleiro cheio de ginga. Ou você não sabe que todo menino já nasce com vontade de sambar?



As músicas da Tabuleiro Musiquim, você encontra em: http://palcomp3.com/tabuleiromusiquim/




Calourada Universitária
Suinga, Tabuleiro Musiquim, Xoxoteando, Mc Tony & Nino Boy, e DJ Falcão.
18/05