quarta-feira, 9 de maio de 2012

1ª Edição do FestUESB em Jequié


 
Pela primeira vez em Jequié, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e Coordenação de Cultura, e em parceria com o Coletivo Borda da Mata, realizam no período de 16 de maio a seletiva do FestUESB (Festival Universitário de Música – UESB), que tem como objetivo principal integrar o meio acadêmico – universitário através da música. Serão escolhidos os 12 (doze) candidatos que irão disputar a grande final em 10 de agosto, no Teatro Glauber Rocha de Vitória da Conquista.
Este evento visa revelar novos talentos e evidenciar novas composições no campo da Musica Popular Brasileira, além de incentivar a troca de ideias e o conhecimento sobre a produção artístico-cultural na região sudoeste do Estado da Bahia e proporcionar ao publico a oportunidade de conhecer e apreciar as novas tendências musicais produzidas por estudantes universitários do Sudoeste da Bahia.
Poderão participar do FESTUESB, estudantes universitários de qualquer instituição de ensino superior da Região Sudoeste da Bahia.
Os Festivais de Música, sempre fizeram parte da história cultural do Brasil, agindo como agentes de revelação de talentos e afirmação de valores, da divulgação e das transformações que ocorreram, ao longo do tempo, nas diversas comunidades culturais, incentivando a ruptura de estruturas sociais, cujo modelo já não atendia mais aos anseios da sociedade.
Os Festivais promovidos pela UESB, em suas edições anteriores, demonstraram a capacidade de percepção desta instituição, da importância dos valores culturais da região, da necessidade de sua preservação, resgate e divulgação.
Por tudo isso e muito mais é que neste momento estamos apresentando o FESTUESB 2012 em etapas seletivas no campus da UESB de Jequié (16/05/12), Itapetinga (17/05/12) e Vitória da Conquista (18/05/12) que indicarão os candidatos para a grande final do dia 10 de agosto de 2012 no Teatro Glauber Rocha, em Vitória da Conquista. Os 12 (doze) finalistas terão suas canções executadas na grade diária na programação da Uesb FM, entre os meses de junho até o dia da grande final do FESTUESB - FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE MÚSICA - UESB.


Para saber tudo sobre o Festival, acesse: http://www.uesb.br/festuesb/

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Semana de Integração da UESB - Quinta Sonora

O Coletivo Borda da Mata, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, apresenta, como parte da Semana de Integração da UESB, a Quinta Sonora, com as atrações Mendigos Blues e Cumpadi Pêdo.


A Banda Mendigos Blues, formada em Ilhéus no ano de 2008, conta com Jonnie Walker (Vocais e Guitarra), Ismerarock (Guitarra e Vocais), Marcelo Mendigo (Baixos), Chucri (Bateria) e Victor Brasileiro (Piano) na sua atual composição. Originou-se a partir de vários encontros etílicos e sonoros nas repúblicas universitárias da cidade de Itabuna, tendo começado a espalhar seu som com muitos shows nas cidades de Ilhéus, Itabuna e Ipiaú.

O grupo já integrou os shows do projeto “Noites Fora do Eixo” com atuação em Feira de Santana - BA (05/2011) e Patos de Minas - MG (07/2011), além de ter concorrido ao Fun Music 2009, em São Paulo, gravado nove músicas para o seu primeiro disco “Repúblicas e Mutretas”, e ter participado da gravação do primeiro vídeo clipe, com a música “Jeep”.

Os Mendigos Blues, que recebem bastante influência musical do Blues, do Rock setentista, Jazz, Soul e da música regional, já consolidaram conquistas importantes na carreira neste pouco tempo de estrada, e tendem a expandir ainda mais as suas produções. “Queremos levar nossa música, e os sentimentos por ela gerados, ao maior número de pessoas”, afirma o guitarrista da banda Ismerarock. 

Escritores como Bukowski, Jonh Fante, Paulo Leminsk são influências literárias da Banda.


Já a Banda Cumpadi Pêdo é um grupo que tem como idealizadores Yan Quadros e Palmeiron Andrade, entusiastas da autenticidade forrozeira. Propomos nesse projeto unir o forró pé de serra com a arte teatral, uma vez que somos estudantes do curso de teatro da UESB, somos nordestinos e acreditamos no que está sendo feito. Estamos dispostos a levar esse trabalho para aqueles que gostam de São João, de músicas fincadas na tradição popular, que relembrem a essência dessa festa tão forte cultural e financeiramente.

Acerca da teatralidade que pretendemos empregar em nossos shows, utilizaremos figurino, maquiagem e cenário. Representaremos situações propostas por algumas músicas ou algo que de alguma forma tenha nos tocado sensivelmente. A partir disso um misto de vida e poesia fará sempre parte de nossas apresentações.




Quinta Sonora - Mendigos Blues e Cumpadi Pêdo
17/05 às 18 horas, no Campus da UESB


Para ouvir as músicas de Mendigos Blues: http://www.mendigosblues.tnb.art.br/