terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Em 2011 o Coletivo Borda da Mata nasceu, fez história e consolidou-se para 2012

Damm e a Formidável Família Musical na 
Casa da Cultura Pacífico Ribeiro: Show inaugural 
do Coletivo Borda da Mata


O Coletivo Borda da Mata encerrou o ano de 2011 com a sensação que vai além do dever cumprido. Nas Noites Fora do Eixo e em outras iniciativas que contaram com apresentações de dezenas de atrações de várias partes do país, o CBdM nasceu, fez história, consolidou-se como novo Coletivo do Circuito Fora do Eixo. Os primeiros passos foram uma série de eventos que preparam terreno para aprontar muito mais em 2012.

Primeira reunião do Borda da Mata: artistas e
produtores discutem na sede da Academia de
Letras de Jequié, no Museu Histórico.  
CONGRESSO - Ao participar com recursos próprios do IV COFE - Congresso Nacional Fora do Eixo, em dezembro, na capital paulista, o articulador Thiago Machado levou na mochila o histórico de um semestre de realizações e muita vontade de trazer na bagagem  novos conhecimentos e possibilidades de desdobramentos de ações coletivas para 2012.

Lunata (SSA): Pop-Rock e MPB
com gostinho de dendê
 
OFICIALIZAÇÃO - A presença de Jequié no COFE além de proporcionar participação em debates e oficinas para planejar os próximos passos na rede também consolidou o Borda da Mata como Coletivo FdE. Isso mesmo... o Coletivo Borda da Mata agora faz parte oficialmente da organização que, entre outras iniciativas, promove a divulgação e o trânsito de artistas pelo país. Considerada a maior rede de cultura livre da Ámérica Latina, o FdE atualmente conta com representações nos 26 estados brasileiros, no Distrito Federal e em outros países da América Central e da América do Sul, somando mais de uma centena de localidades filiadas.
Os divertidos Ladrões de Vinil
(Vitória da Conquista - BA) 
SEMESTRE PRODUTIVO - O Borda da Mata, desde sua criação em julho deste ano no evento ocorrido na Casa da Cultura Pacífico Ribeiro com a presença de Damm e a Formidável Família Musical, promoveu diversos shows valorizando artistas locais ao lado de dezenas de atrações de outras cidades, incluindo de outros estados.
Somente no segundo semestre de 2011 atrações aclamadas por veículos especializados como as revistas Bravo, Bizz, Rolling Stones e a MTV, como as bandas Volantes (RS), Canastra (RJ) e Nevilton (PR), em turnê pelo Nordeste, apresentaram-se pela primeira vez em Jequié. Foram shows memoráveis ocorridos no Havana Music que também contaram com os convidados vizinhos: Os Barcos e Ladrões de Vinil (Vitória da Conquista), Casa de Vento (Feira de Santana), Lunata (Salvador), Celso Hommel (Ipiaú). Fizeram as honras da casa os jequieenses Malungos Rocktown, Imunidade Acúsitica, Berimbarrots, Semente Nativa, Neubera Kundera, Sérgio Candombá, Ricardo Ayade, Gilvaney Parson e Shau. Além da sensual dança do ventre da professora Indira Mhelen.
CBdM/UESB - Durante a programação da semana comemorativa dos 30 anos da UESB - Unibersidade Estadual do Sudoeste da Bahia uma parceria firmada entre o Borda da Mata e a instituição de ensino, através da Coordenação de Cultura da universidade, apresentou vários shows de bandas locais e diversos trabalhos artisticos na Tenda Cultural Fora do Eixo no campus da universidade. No final de novembro a mesma parceria rendeu um divertido encerramento da temporada de eventos 2011: projeto Por do Sol com as bandas Ini (SP) e Paulo Soares e a Terceira Cidade, de Juazeiro-BA. A participação de Jequié no palco ficou por conta da banda Imunidade Acústica e da sensualidade da dança do ventre de Indira Mhelen e Esther Cardoso, muitos universitários e gente ligada atenderam ao chamamento para aquela inesquecível noite de domingo no campus de Jequié.
Assim foi 2011 em Jequié. Muito trabalho, muita luta, nascimento do coletivo, primeiros passos, muitos eventos. Uma certeza:  fizemos e continuaremos fazendo história. 



3 comentários:

  1. Vida longa ao coletivo!
    Parabéns Thiago pelo empenho e dedicação!
    Abraços a toda galera de Jequié!

    ResponderExcluir
  2. Damm, nós que agradecemos por tudo, pois nos sentimos nesta formidável família musical e estaremos sempre juntos, vocês fizeram história com a gente.

    ResponderExcluir

Leia, opine, participe do Coletivo Borda da Mata